quinta-feira, 29 de maio de 2014

Bromélia- Imperial






 Bromélia- Imperial

Alcantarea imperialis)





Hoje, estou estudando algumas plantas para um projeto de paisagismo de uma cliente. Será um projeto de revitalização de uma área externa com piscina e churrasqueira.
Vamos trocar o piso, construir uma área de deck (mas, ao invés de usarmos a madeira para o deck optamos por usar o piso cimentício que imita madeira). Quando o projeto estiver pronto e executado postarei fotos aqui para vocês contando melhor todos os detalhes desta obra.
Para este projeto resolvi colocar a bromélia imperial, pois esta planta além de me encantar, ela encanta aos clientes (é o que mais interessa, né?), pois esta planta é maravilhosa e exuberante.
Ela é muito popular no paisagismo tropical e contemporâneo. Tem forma escultural e o seu porte e cores vibrantes a tornam um elemento de impacto no jardim, podem ser utilizada isolada ou em grupos. Ela tem uma beleza tropical e se destaca entre as rochas e/ou em conjunto com outras espécies de bromélias. Também pode ser plantada em vasos se assim desejar. 
Esta planta deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra. Planta tipicamente tropical, a bromélia-imperial aprecia a umidade e o calor, mas, por ser originária de regiões serranas do Rio de Janeiro, é capaz de tolerar geadas leves. É uma planta rústica, resistente ao vento e à maioria das pragas e doenças.
Ela pode atingir cerca de 1,5 metros de diâmetro na sua fase adulta. Sistema radicular é forte, fibrosos e serve não somente para nutrição da planta, mas principalmente para sua forte fixação sobre o substrato. Essa característica permite que esta bromélia se fixe em paredões rochosos verticais.
A bromélia imperial pode levar 10 anos para atingir o porte adulto e florescer. Sua inflorescência é do tipo espiga e pode medir 3,5 metros de altura.
Ela apresenta brácteas de cor avermelhada e flores delicadas, com estames longos, e cor branco-creme ou amarelas, muito atrativas para abelhas e beija-flores. 
Ocorrem variedades de folhagem vermelha, arroxeada e verde, além de tonalidades intermediárias dessas cores. 
Após a floração, assim como ocorre com outras bromélias, a planta morre. Mas geralmente elas deixam brotos de novas bromélias na base .Multiplica-se por sementes e por separação das mudas formadas entorno da planta mãe.
É uma planta bem rústica, resistente ao vento e à maioria das pragas e doenças.

Abaixo você pode encontrar a ficha técnica desta fabulosa planta.

Nome Científico: Alcantarea imperialis
Nomes Populares: Bromélia-imperial, Bromélia-gigante
Família: Bromeliaceae
Categoria: Bromélias
Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil
Altura: 0.9 a 1.2 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene










segunda-feira, 26 de maio de 2014

Bem vindos!

Bem vindos!

Pessoal, este blog é recém criado por mim.... Espero agrada-los....

Aqui nós vamos conversar sobre decoração, jardinagem, manutenção, plantas, acessórios, design e Paisagismo tudo o que está em alta na moda do design ... Vai ter tudo isso junto e misturado!

Espero que gostem do nosso novo canal de comunicação!

Bjos

Claudia